top of page

comunidades rurais

OS NOVOS RURAIS

Cada vez mais, o campo é povoado por novos rurais que procuram enveredar por uma vida e uma vida economicamente sustentável, respeitando os ritmos da natureza e os seus ciclos sazonais.

Fala-se dos novos rurais, como pessoas que aproveitam a sabedoria antiga para recuperar um modo de vida alternativo, de forma que o interior do país possa ver alternativas de povoamento no futuro.

Formas novas de olhar a terra, culturas sustentáveis, permacultura, aproveitamento de recursos, são temas indissociáveis da vida dos novos rurais, que procuram regressar à terra em comunhão com as populações.

 

Um Dia na Aldeia

2ª Experiência a 2 de Agosto 2014      Pereiro, Montejunto - Cadaval

Um Dia na Aldeia é um dia de festa. Celebração pelo arranque do projeto Pereira, qual carochinha, casada com o local que a acolhe, a aldeia do Pereiro. Apresentaremos o projeto, abriremos portas a amigos, colaboradores, padrinhos e sonhadores. Bençãos para os noivos! Vamos casar a comunidade tradicional com uma intencional, criar uma rede de economia local e assentar arraiais no que é mais importante: cuidar da terra, cuidar das pessoas e partilhar excedentes.

 

Propomos que cheguem cedinho, para irmos pela fresca visitar o Sr. Zé Moleiro e o seu moinho. Acreditem, a não perder.
Vamos conhecer-nos, saber quem traz o quê e a que vem. Vamos sonhar e abençoar o novo rebento de mudança. 
Almoçaremos na cooperativa - uma adega da aldeia! - um almocinho partilhado - por favor tragam mimos para partilhar, e, entre todos, será um banquete! Haverão produtos locais, do concelho: queijo, pão, chá frio, bolinhos, fruta, chouriços e boa vinhaça e água pé (ambas a estalar de frescas).
Depois do almoço, surpresas. Crianças bem-vindas, animais, nossos convidados.

O encontro é às 9:30 na aldeia do Pereiro, Cadaval, Lisboa - Serra do Montejunto. Por favor, confirmem a vossa presença para podermos deitar contas à vida e receber da melhor maneira. Se conhecerem alguém que adoraria o tipo de coisa, força, ajudem na divulgação. Mas por razões logísticas vamos ter inscrições limitadas. 

Se depois quiserem contribuir com algo para o arranque do projeto, vamos funcionar dento da Economia da Dádiva - http://www.infoescola.com/sociologia/economia-do-dom/ está giro e bem explicado). E é isto! Até breve e obrigada por virem sonhar o futuro connosco!

Criação e organização a cargo da Mudar po Campo

 

 

bottom of page