top of page

COMUNIDADES RURAIS

ARQUEOLOGIA

ARQUITECTURA

FOLCLORE

ARTESANATO 

DADOS HISTÓRICOS 

GASTRONOMIA 

O Património material, imóvel e móvel, é representado por diferentes tipos de edificações, aglomerados ou locais de interesse público e ainda por peças artísticas relevantes, expressão da cultura local, memória edificada da história e realidade identitária para a comunidade residente.

Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

A arquitectura da região caracteriza-se pelas construções típicas rurais, quintas, herdades e solares.

Na zona urbana, para além de alguns exemplos de construção descaracterizada, existem ainda alguns exemplos de arquitectura art-deco e neo-clássica

Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

"Um grupo folclórico (ou rancho folclórico) é por inerência da sua constituição uma força ao serviço da investigação, defesa e promoção dos valores patrimoniais da comunidade em que se insere, no campo específico das tradições orais. Orais e não só, na medida em que estas se articulam com registos escritos e materiais..."

(António Magalhães Cabral)

Apesar de não ser reconhecido, como outros pontos do nosso país, como uma zona arqueológica por excelência o concelho do Bombarral é na realidade palco de uma riqueza histórica e arqueológica de importância rara na medida em que permite, numa área geográfica muito reduzida, tomar contacto com vestígios de uma presença humana ininterrupta desde que o Homem existe até aos dias de hoje.

Cada vez mais, o campo é povoado por novos rurais que procuram enveredar por uma vida e uma vida economicamente sustentável, respeitando os ritmos da natureza e os seus ciclos sazonais.

Fala-se dos novos rurais, como pessoas que aproveitam a sabedoria antiga para recuperar um modo de vida alternativo, de forma que o interior do país possa ver alternativas de povoamento no futuro.

bottom of page